Povos Indígenas

As Terras Indígenas (TIs) são as mais conservadas entre as áreas protegidas no Brasil, com altos índices de biodiversidade e proteção a ecossistemas. No Cerrado e na Amazônia existem mais de 400 TIs, que também abrigam enorme diversidade sociocultural. O apoio aos povos dessas regiões na proteção de seus territórios é, portanto, fundamental para a conservação dos dois biomas e para a construção de soluções para a crise climática.

Foto: Danielle Calandino/FUNBIO. Adorno Kayapó.

Com esse intuito, o Programa COPAÍBAS apoia a elaboração e implementação de planos de gestão territorial e ambiental (PGTAs), bem como o fortalecimento institucional de organizações indígenas no Cerrado e na Amazônia. O programa proporciona subsídios materiais e técnicos que contribuam para o protagonismo, a autonomia e a autodeterminação dos povos indígenas em processos relacionados à proteção territorial, à gestão ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais. Alinha-se, portanto, às diretrizes e objetivos da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), contribuindo para sua implementação.

Saiba mais sobre a atuação do COPAÍBAS em Terras Indígenas

PROGRAMA COPAÍBAS
Iniciativa voltada ao combate ao desmatamento e à melhoria das condições de vida de comunidades tradicionais e povos indígenas em áreas protegidas nos biomas Cerrado e Amazônia.