Procuradores da Amazônia Legal lançam livro inédito em que discutem desafios e soluções para a região

A região Amazônica traz à tona desafios e oportunidades para conter o desmatamento e as mudanças do clima. Para contribuir com ferramentas transformadoras para os estados amazônicos, o Fórum de Procuradores de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal (FOPEMA) lançou ontem (03/07), na sede do Consórcio da Amazônia Legal, em Brasília, o livro “Perspectivas jurídicas para um futuro sustentável: reflexões do FOPEMA sobre mudanças climáticas e combate ao desmatamento”.

A obra inédita, produzida pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), traz a perspectiva dos autores sobre temas como mercado de carbono, segurança pública, conversão de multas e unidades de conservação e faz parte da iniciativa Diálogos pelo Clima, do Programa COPAÍBAS.

O embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, participou do lançamento e ressaltou que o combate ao desmatamento e às mudanças climáticas são temas que norteiam a parceria bilateral entre os dois países. “O Programa COPAÍBAS corresponde a um esforço significativo neste sentido, trabalhando não só na Região Amazônica, como também no Cerrado. Para a Noruega, essa parceria é de extrema relevância”, avaliou.

Rosa Lemos Sá, Secretária-geral do FUNBIO, enxerga na publicação uma fonte relevante e atualizada de informações para os diferentes segmentos da sociedade. “Para nós, fomentar a busca de soluções para desafios socioambientais, como as discutidas neste livro, é parte de nossa missão. Desde a sua criação, há 28 anos, o FUNBIO entende que promover conexões que gerem conhecimento é um recurso estratégico para a conservação da biodiversidade”, disse.

Entre os autores dos artigos presentes ao evento, Rodrigo Neves, Procurador do Estado do Acre e Presidente do FOPEMA, destacou a proposta de proatividade que a publicação traz. “O livro propõe encontrar soluções e caminhos. Para isso, são fundamentais pessoas, instituições e conhecimento”, disse. Marcello Brito, Secretário Executivo do Consórcio Amazônia Legal, também elogiou a iniciativa. “É um marco para o que a gente mais precisa na Amazônia: a colaboração”, comemorou.

A publicação já está disponível gratuitamente no site do FUNBIO (www.funbio.org.br) e conta com a participação dos procuradores estaduais Antônio Isac Nunes Cavalcanti de Astrê (Rondônia), Daniel Viegas (Amazonas), Rodrigo Neves (Acre), Daniel Nóbrega (Maranhão), Tátilla Pamplona (Pará), Thiago Emanuel Oliveira (Tocantins) e Júlia Gruppioni Passos (Rondônia).

A iniciativa Diálogos pelo Clima faz parte do Programa COPAÍBAS — Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos Biomas Amazônia e Cerrado, que tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) como gestor técnico e financeiro e a Iniciativa Internacional da Noruega pelo Clima e Florestas (NICFI), como financiadora.

Foto: Thais Mallon

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.