
Representantes do Sistema de Justiça Brasileiro, em parceria com organizações da sociedade civil, debateram estratégias de combate ao desmatamento em encontro da iniciativa Diálogos pelo Clima na Fundação Almerinda Malaquias (FAM), em Novo Airão, no Amazonas. A oficina reuniu Procuradores da República, juízes, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pesquisadores e sociedade civil, que atuam na Amazônia Legal, para trocas de experiência sobre melhorias na comunicação, cooperação e uso de tecnologia na conservação ambiental ligadas à mitigação das mudanças climáticas e soluções estratégicas e alternativas econômicas para a sustentabilidade.
O grupo realizou visita técnica no Parque Nacional de Anavilhanas, parte do Mosaico do Baixo Rio Negro, que é um dos 120 parques apoiados pelo ARPA, maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta, que tem gestão do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Também conheceram o projeto da FAM e a Comunidade de Santo Antônio, que tem ampliado a sua atuação com visitação ecológica em parcerias com as unidades de conservação.
O grupo conheceu ainda produtos de projetos de sucesso apoiados pelo Programa COPAÍBAS, tais como os óleos da cadeia de murumuru da Associação dos Produtores Agroextrativistas da Colônia do Sardinha. A iniciativa Diálogos pelo Clima faz parte do Programa COPAÍBAS, que é financiado pela Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas – NICFI, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, e gerido pelo FUNBIO.
Crédito da imagem: Sebastian Viana