Funbio

O papel do FUNBIO

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO é a instituição responsável pela execução do Programa COPAÍBAS. A entidade tem o papel de gestora dos recursos aportados pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que é o financiador do Programa.

Foto: Paulo Scheid
Foto: Paulo Scheid

O que é o FUNBIO

O FUNBIO é uma organização privada, sem fins lucrativos, que atua em parceria com governos, entidades privadas e a sociedade civil. Suas atribuições são gerenciar e destinar recursos financeiros para a realização de iniciativas efetivas de conservação da biodiversidade brasileira.
Desde sua criação, em 1996, o FUNBIO apoiou mais de 400 projetos em todo o país. Entre as principais atividades realizadas, destacam-se:

  • Gestão financeira de projetos
  • Desenho de mecanismos financeiros
  • Estudos de novas fontes de recursos
  • Compras e contratações de bens e serviços

O trabalho do FUNBIO se dá por meio de três fontes de recursos: gestão de projetos financiados por doações privadas ou acordos bilaterais e multilaterais com o governo brasileiro; iniciativas originadas por obrigações legais ou medidas compensatórias; e projetos especiais.

PROGRAMA COPAÍBAS
O Programa COPAÍBAS – Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos biomas Amazônia e Cerrado foi firmado em 2020 e desenhado para ser desenvolvido ao longo de seis anos. Tem como objetivo contribuir para a redução do desmatamento, por meio do apoio a estratégias que promovam a conservação de florestas e áreas de vegetação nativa na Amazônia e no Cerrado, resultando também em melhores condições de vida para populações tradicionais e povos indígenas.