O fortalecimento das Cadeias de Valor (CdVs) e Arranjos Produtivos (APs) da sociobiodiversidade é uma das formas de geração de renda para povos tradicionais, em grande medida responsáveis pela conservação dos recursos naturais. O Programa COPAÍBAS apoia a estruturação de APLs e CdVs por enxergá-los como alternativas econômicas compatíveis com a manutenção de áreas de vegetação nativa. Além disso, essas iniciativas contribuem para o bem-estar e a segurança alimentar dessas populações por meio do uso sustentável da biodiversidade.
O desenvolvimento dessas alternativas econômicas é um dos eixos estratégicos dos Planos de Ação para o Controle do Desmatamento na Amazônia e no Cerrado, duas políticas públicas que têm como objetivo criar condições para um modelo de desenvolvimento sustentável nessas regiões. A atuação do Programa COPAÍBAS está alinhada com essas diretrizes, contribuindo para reduzir ou eliminar as barreiras existentes para que os povos tradicionais viabilizem economicamente os negócios de base comunitária dos quais tiram sua subsistência e contribuem para o desenvolvimento local. Isso permite que continuem desempenhando um importante papel como mantenedores da floresta em pé.
PROGRAMA COPAÍBAS
Iniciativa voltada ao combate ao desmatamento e à melhoria das condições de vida de comunidades tradicionais e povos indígenas em áreas protegidas nos biomas Cerrado e Amazônia.