Documentos
Estratégias de proteção das Unidades de Conservação e preservação florestal para apoio do alcance de metas do Brasil do Acordo de Paris
Alternativas econômicas diante dos desafios territoriais
Danos ao sistema climático: critérios para a sua mensuração no direito brasileiro
PADDD na Amazônia e no Cerrado: responsabilidades legais e ações locais podem minimizar o impacto destes processos?
Povos e comunidades tradicionais, povos indígenas e quilombolas: alternativas econômicas, redes e reconhecimento do apoio na preservação
Instrumentos econômicos e financeiros de curto, médio e longo prazo como forma de apoio às metas climáticas assumidas pelo Brasil
Fortalecendo a gestão territorial e ambiental em terras indígenas no Cerrado e na Amazônia
Pequi - Boas Práticas para o extrativismo sustentável e técnicas para o beneficiamento
A cartilha apresenta técnicas de coleta para o processamento e aproveitamento do fruto. O documento é resultado de vivências, pesquisas e intercâmbios entre produtores, técnicos e especialistas, apoiadas pelo Programa COPAÍBAS.
A questão de gênero nas Unidades de Conservação
A publicação “A Questão de Gênero nas Unidades de Conservação – Um debate necessário e um chamado à ação”, traz sugestões de estratégias em busca do aumento da participação feminina na gestão de Unidades de Conservação em seus conselhos gestores e a valorização delas em atividades de gestão territorial.
.
Comunidades tradicionais, povos indígenas e quilombolas: impactos e soluções na agenda climática
O livro destaca o protagonismo de comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas no uso sustentável da sociobiodiversidade, no combate ao desmatamento e na resposta às mudanças climáticas, junto às ações do sistema judiciário em torno desses temas.
Canteiros de Plantas Medicinais
A cartilha “Canteiros de Plantas Medicinais” é uma iniciativa da Associação dos Produtores Indígenas da Terra Caititu - APITC, apoiada pelo Programa COPAÍBAS, que valoriza o resgate da cultura e das sabedorias indígenas como parte integral da vida comunitária e dos potenciais medicinais existentes para os Apurinã no preparo de remédios caseiros.
Resiliência Climática e desafios estruturais: contribuições do Ministério Público do Estado do Maranhão no contexto das mudanças climáticas
O livro é fruto de uma parceria com o Sistema de Justiça Brasileiro e abordadas questões como a importância da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), a proteção da palmeira de babaçu, os desafios ambientais em áreas urbanas da cidade de São Francisco do Maranhão, a relevância do patrimônio hídrico das cidades de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar e a adesão ao Pacto Nacional para Cidades Sustentáveis e Resilientes a Desastres.
Mulheres no debate climático: atuação das representantes do sistema de justiça brasileiro
Livro com artigos inéditos assinados por mulheres integrantes Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado e universidades de diferentes estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dentro da iniciativa Diálogos pelo Clima.
