
O XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado e o I Encontro de Mulheres Indígenas do Cerrado acontecem de 8 a 13 de setembro, em Brasília, como parte das comemorações pelo Dia do Cerrado – 11 de setembro. Com o tema “Cerrado, Berço das Águas, Coração do Brasil”, os eventos têm como objetivo compartilhar saberes, vivências, culturas e fortalecer lutas e conexões, reconhecendo a sabedoria ancestral dos povos que protegem o bioma e reforçando a liderança e o protagonismo das mulheres indígenas.
Durante o evento, o Programa estará presente em atividades como o debate Experiências de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas no contexto do Programa COPAÍBAS e a apresentação do Diagnóstico dos Povos e Territórios Indígenas do Cerrado, estudo elaborado em alinhamento à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). O documento busca fortalecer a incidência em políticas públicas e subsidiar processos de tomada de decisão para a Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas no Cerrado.
“Participar do XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado e do I Encontro de Mulheres Indígenas do Cerrado é reafirmar nosso compromisso com a valorização dos saberes ancestrais e com a proteção do bioma. Esses espaços de diálogo e mobilização fortalecem a gestão territorial e ambiental em terras indígenas e dão voz ao protagonismo das mulheres, essenciais na defesa do Cerrado”, afirma a gerente do Programa COPAÍBAS, Paula Ceotto.
“Teremos a oportunidade de conhecer os primeiros dados deste diagnóstico, refletir sobre os próximos passos e, o melhor, de forma participativa, com as representatividades indígenas apoiando ativamente. É um momento muito feliz, a oportunidade que o evento traz de pautar essas agendas. O encontro de mulheres é a culminância de outros vários movimentos de mobilização e articulação e mostra o protagonismo e a força das indígenas, que já participaram de outros vários encontros ao longo do ano”, diz Joyce Barbosa, analista de projetos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e responsável pelo componente indígena do COPAÍBAS.
A programação começará com um ato em Defesa do Cerrado, a tradicional Corrida de Toras entre Timbira X Xavante, uma manifestação cultural e esportiva que reafirma a identidade e a resistência dos povos indígenas do Cerrado. Destaque também para a Feira de Sementes, um espaço de valorização e troca de sementes crioulas, entendidas como elemento central para a gestão ambiental dos territórios. As delegações do I Encontro de Mulheres Indígenas do Cerrado, muitas delas de organizações apoiadas pelo COPAÍBAS, levarão sementes de suas comunidades, reforçando o protagonismo feminino como guardião da biodiversidade e agente de fortalecimento da soberania alimentar e da autonomia territorial.
Crédito da imagem: Tiago Kirixi Munduruku/Divulgação CTI