FUNBIO e Ministério Público Federal no Amazonas assinam acordo para enfrentamento das mudanças climáticas

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) assinaram acordo, firmado no início do mês de março, com o objetivo de promover debates e soluções legais que fomentem a necessidade da conservação e ajudem a conter os impactos causados pelas mudanças climáticas. A parceria, realizada dentro da iniciativa Diálogos pelo Clima, do Programa COPAÍBAS, reforça a discussão da temática junto a profissionais do sistema de Justiça em prol de ações concretas contra o desmatamento.

Para a gerente de projetos do FUNBIO, Andréia Mello, a participação do MPF-AM é fundamental para ampliar a troca de ideias dentro da Amazônia Legal. “A iniciativa Diálogos pelo Clima busca trazer diferentes olhares e novas vozes para a discussão sobre mudanças climáticas. O objetivo é encontrar caminhos para um futuro mais promissor e sustentável. Essa parceria com MPF-AM é importante pois dá ainda mais peso a essa iniciativa que envolve membros do sistema judiciário brasileiro”, disse Andréia.

O MPF- AM se junta aos Ministérios Públicos estaduais do Pará e do Maranhão e ao Fórum dos Procuradores Públicos da Amazônia Legal nesta parceria com o FUNBIO. “Participei do Diálogos pelo Clima em outros estados e fiquei encantado com a dinâmica do projeto. Foi muito interessante acompanhar o envolvimento dos promotores de justiça nas discussões com especialistas e representantes da sociedade civil. Por isso, fiquei muito feliz em poder proporcionar essa mesma experiência aos meus colegas aqui no Amazonas. Realmente, será uma oportunidade única para os procuradores refletirem e entenderem melhor o papel do sistema de justiça em relação às mudanças climáticas”, relata o procurador da República no Amazonas, Rafael Rocha.

Posts relacionados

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.