Gestores das Unidades de Conservação apoiadas pelo COPAÍBAS participam de oficinas para preparação de plano operativo anual

Com o objetivo de planejar os Planos Operativos Anuais (POAs), foram realizadas oficinas presenciais, na sede do FUNBIO no Rio de Janeiro, com a participação de representantes das 21 Unidades de Conservação (UCs) apoiadas pelo Programa COPAÍBAS. Os encontros direcionados aos gestores das áreas protegidas de Minas Gerais foram realizados entre os dias 15 e 19 de maio. Já os participantes do Maranhão, Mato Grosso e Goiás estiveram presentes entre os dias 22 e 26 de maio.

O plano operativo é um documento que inclui o planejamento estratégico e orçamentário das UCs. Nele são definidas quais são as ações necessárias para aperfeiçoar a gestão, bem como a necessidade de compra de bens, contratação de serviços, capacitação de agentes e outras. “As UCs apoiadas pelo COPAÍBAS já passaram por este processo em 2022, mas este ano teremos um prazo mais reduzido para a elaboração dos POAs. Por isso, optamos por organizar um evento presencial, a fim de termos um momento em grupo em que estaremos focados nesta tarefa”, explica Thales do Carmo, gerente de projetos do FUNBIO. Ao longo das duas semanas de evento, estiveram presentes 29 representantes das UCs apoiadas pelo COPAÍBAS.

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.