O objetivo do encontro foi que, ao final, os participantes pudessem elaborar planos de desenvolvimento para seus produtos. O mapeamento das cadeias de valor incluiu etapas como manejo, coleta e beneficiamento, chegando até a ponta final do processo, com a comercialização. Com isso, foi possível propor estratégias de melhoria, enfrentando desafios como a necessidade de diminuir a atuação de atravessadores, de aperfeiçoar a logística e de estruturar a governança.
A metodologia apresentada na oficina tem entre suas características a orientação ao mercado, buscando identificar e oferecer produtos com bom potencial de aceitação, assim como o incentivo ao trabalho conjunto de todos os envolvidos na cadeia produtiva, visando o crescimento do mercado final. O objetivo é capacitar as equipes das organizações de base comunitária, possibilitando o aumento da renda de agricultores familiares e de comunidades tradicionais, além de estimular a abertura de novos mercados e postos de trabalho. Uma oficina nos mesmos moldes foi realizada em Porto Velho (RO), nos dias 24 a 26 de maio, e será realizada em Belém (PA), entre os dias 6 e 8 de junho.